28 dez, 2018 - 12:45 • Redação
Donald Trump ameaça fechar a fronteira com o México se o Congresso norte-americano não aprovar o financiamento do muro nessa mesma fronteira.
“Seremos forçados a fechar totalmente a fronteira sul se os democratas obstrucionistas não nos derem dinheiro para acabar o muro e mudaram as ridículas leis de imigração que infelizmente vigoram no nosso país”, escreveu o Presidente norte-americano, esta sexta-feira, no Twitter.
A publicação surge depois de, na última noite, as duas câmaras do Congresso se terem reunido por alguns minutos para tentar acabar com a paralisação parcial na administração federal norte-americana.
As negociações sobre o orçamento federal entre o Congresso e a Casa Branca tinham sido suspensas a 22 de dezembro. Contudo, na reunião da última noite não se registaram avanços significativos e a discussão foi adiada para a próxima semana.
A construção de um muro na fronteira com o México é uma das promessas de campanha de Donald Trump, mas conta com a oposição democrata que tem maioria na Câmara dos Representantes.
No dia de Natal, o Presidente dos EUA avisou que a paralisação vai continuar até que o financiamento do muro seja aprovado.
Esta não é a primeira vez que Donald Trump ameaça fechar
permanentemente a fronteira entre os Estados Unidos e o México. No final de
novembro, o
mesmo aviso tinha sido feito no Twitter, depois das tropas
norte-americanas terem usado gás lacrimogéneo para dispersar requerentes de
asilo na passagem de Tijuana para San Diego. A fronteira chegou a estar
encerrada temporariamente.
Que poderes tem um Presidente dos EUA para encerrar fronteiras?
Esta não é a primeira vez que Donald Trump ameaça fechar permanentemente a fronteira sul dos EUA, com o México.
No final de novembro, o atual Presidente tinha feito a mesma ameaça no Twitter depois de ter enviado tropas para essa fronteira, altura em que os soldados usaram gás lacrimogéneo para forçar os requerentes de asilo na passagem de Tijuana com San Diego a voltarem para trás; entre eles havia dezenas de crianças.
Nessa altura, a fronteira chegou a estar temporariamente encerrada. E desta vez, pode Trump executar o novo aviso?
Efetivamente, um Presidente norte-americano pode fechar uma fronteira. Os exemplos são raros, mas existem, nomeadamente após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando o então chefe de Estado, George W. Bush, ordenou o encerramento parcial das fronteiras com o México e com o Canadá e requereu que todas as pessoas e veículos fossem inspecionados à entrada em solo americano.
Contudo, o encerramento permanente levanta várias questões. Uma delas é o conflito com as leis de asilo e de imigração norte-americanas, segundo as quais qualquer pessoa que entre no país, seja de que forma for, tem o direito de ser ouvida sobre os motivos que a levam a pedir asilo.
Somam-se ainda questões económicas, relacionadas com as importações e exportações, cujas consequências são difíceis de prever.
Em 2011, investigadores da Universidade do Sul da Califórnia fizeram uma simulação para determinar o impacto de fechar as fronteiras dos EUA com o México e o Canadá durante o ano. Os resultados do estudo demonstraram que tal medida levaria uma redução de 48% tanto do PIB como do emprego nos EUA.