Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bolsonaro flexibiliza regras para posse de armas

15 jan, 2019 - 15:23 • Redação com Lusa

Novo decreto foi assinado esta terça-feira numa cerimónia no Palácio do Planalto, em Brasília.

A+ / A-

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou esta terça-feira um decreto para flexibilizar as regras de posse de armas de fogo no país.

O decreto deverá ser publicado hoje numa edição extra do "Diário Oficial da União" e deverá entrar imediatamente em vigor. Esta medida permite que qualquer cidadão guarde o equipamento na residência ou no estabelecimento comercial de que seja dono.
O documento foi assinado numa cerimónia no Palácio do Planalto, em Brasília.
"Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu, como Presidente, usarei esta arma", disse Bolsonaro, referindo-se à caneta que usou para assinar o decreto.

"O povo decidiu comprar armas e munições e não podemos negar o que o povo quis naquele momento. O decreto trata da posse de armas de fogo", acrescentou o chefe de Estado brasileiro.

A flexibilização da posse de armas de fogo foi uma das bandeiras da campanha presidencial de Bolsonaro, que prometeu reforçar o combate à violência no Brasil onde, em 2017, 63.880 pessoas foram assassinadas.

Segundo o jornal Estadão, entre as mudanças inclui-se a extensão do prazo de validade para registo de armas, agora alargado a dez anos, tanto para civis como para militares. Também se flexibiliza o requisito legal de o interessado comprovar a sua “necessidade efetiva” para posse de armas de fogo. sob as novas regras, bastará ao requerente argumentar que mora numa cidade violenta, numa área rural ou que é agente de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atento
    16 jan, 2019 Leça da Palmeira, Matosinhos 09:13
    Os Brasileiros finalmente viram-se livres dos LULAS 'democráticos' ...
  • JMC
    15 jan, 2019 USA 19:09
    Um dia destes, eu espero ver o Bolsonaro a sentar-se na Casa Branca no colo de Trump. Trump é o pau-mandado da National Rifle Association (NRA), assim como todos os congressistas republicanos são chulos para a mesma organização e indústria.
  • fanã
    15 jan, 2019 aveiro 17:23
    A Industria da Morte , no Brasil , tem belos dias por a frente . O Bolsonaro será accionista de alguma fabrica de armamento ?????......... Que grande Cristão que os Brasileiros escolheram , para promover a paz !

Destaques V+