Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministério do Ambiente do Brasil multa empresa mineira Vale em 58 milhões de euros

26 jan, 2019 - 15:57 • Redação

Ao todo, quase 1.400 milhões de euros das contas da empresa foram congelados para cobrir prejuízos do desastre em Brumadinho.

A+ / A-

A empresa mineira Vale, gestora da barragem de contenção de resíduos que colapsou na sexta-feira em Brumadinho, no estado brasileiro de Minas Gerais, foi multada pelo Ministério do Ambiente em 250 milhões de reais (cerca de 58 milhões de euros).

A coima foi anunciada este sábado, numa altura em que estavam já confirmados nove mortos e mais de 400 pessoas desaparecidas. Até agora, as equipas de bombeiros e socorristas conseguiram resgatar nove pessoas com vida da enxurrada de lama.

A par da multa aplicada à Vale, o Governo de Minas Gerais decidiu congelar 1.000 milhões de reais (cerca de 233 milhões de euros) das contas da empresa para cobrir os prejuízos do desastre na região. Entretanto, a Justiça de Minas bloqueou outros 5.000 milhões de reais (1.165 milhões de euros), anunciou o procurador-geral do organismo, António Sérgio Tonet.

O acidente de sexta-feira ocorreu pouco mais de três anos depois de outra barragem cogerida pela Vale ter colapsado, naquele que foi o maior desastre ambiental do Brasil até hoje. O acidente de 2015 causou 19 mortos.

[Atualizado às 19h13]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+