29 jan, 2019 - 18:53 • Agência Lusa
Os chefes de Estado e de Governo dos países do sul da União Europeia subscreveram esta terça-feira uma declaração comum em que fecham a porta a uma renegociação do acordo de saída do Reino Unido.
Esta posição resultou da cimeira de Nicósia, em Chipre, e foi subscrita pelo primeiro-ministro português, António Costa, e pelos chefes de Estado e de Governo da França (Emmanuel Macron), Itália (Giuseppe Conte), Grécia (Alexis Tsipras), Malta (Joseph Muscat) e Chipre (Nicos Anastasiades).
Nesta V Cimeira dos Países do Sul da União Europeia, o Governo espanhol fez-se representar pelo seu ministro das Relações Exteriores, Josep Borrell Fontelles.
Num momento em que a primeira-ministra britânica, Theresa May, já fez saber que tenciona renegociar o acordo de saída da União Europeia, os líderes do sul europeu contrapõem que defendem "firmemente" o compromisso já alcançado entre as instituições europeias e o Governo de Londres para o ‘Brexit’.
Depois de manifestarem o seu "empenho" numa saída ordenada do Reino Unido, os líderes deste grupo de países da União Europeia afirmaram que pretendem "proceder à ratificação do acordo".