22 fev, 2019 - 02:09
Os Estados Unidos vão deixar na Síria uma “pequena força de paz” de 200 soldados quando retirarem do país, avançou esta quinta-feira da Casa Branca.
Após a saída dos dois mil militares atualmente em missão na Síria, a força de paz permanecerá no terreno “por um período de tempo” não especificado.
Em dezembro, o Presidente Donald Trump anunciou a retirada total das forças norte-americanas, argumentando que a ameaça do grupo terrorista Estado Islâmico está quase erradicada.
O anúncio da manutenção de uma pequena força de paz acontece após muita pressão e uma conversa telefónica com o Presidente turco, Tayyip Erdogan.
Em comunicado, a Casa Branca explica que, em relação à Síria, os dois líderes concordaram em “continuar a coordenar a criação de uma potencial zona de segurança”.
No terreno, decorre a operação militar para reconquistar a localidade de Baghouz, o último bastião dos jihadistas na Síria.
Decorre uma tentativa para retirar os últimos civis de Baghouz, na fronteira com o Iraque, para que seja lançado um ataque em larga escala.