Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Homem coloca 1.700 espécies de animais em risco acrescido de extinção até 2070

04 mar, 2019 - 22:01 • Lusa

A lista engloba 886 espécies de anfíbios, 436 espécies de aves e 376 espécies de mamíferos.

A+ / A-

Cerca de 1.700 espécies animais correm risco acrescido de desaparecer até 2070, devido à ocupação humana dos seus habitats, estima um estudo divulgado esta segunda-feira, apontando África, América do Sul e Sudeste Asiático como regiões críticas.

A lista engloba 886 espécies de anfíbios, 436 espécies de aves e 376 espécies de mamíferos, e nela incluem-se o "Oreophryne monticola" (anfíbio da Indonésia), o cobo-do-nilo (antílope do Sudão do Sul), o trepador-sobrancelha (ave do Brasil) e o joão-da-palha (ave do Brasil, Argentina e Uruguai), que poderão perder quase metade do seu habitat nos próximos 50 anos.

Segundo o estudo, publicado na revista científica Nature Climate Change, as espécies de animais que vivem na África Central e de Leste, na América Central e do Sul e no Sudeste Asiático irão sofrer as maiores perdas do seu território e, por isso, o seu risco de extinção será maior.

Os autores do estudo, conduzido na Universidade Yale, nos Estados Unidos, fixaram as estimativas com base em informação sobre a distribuição geográfica atual de 19.400 espécies e em projeções sobre as alterações da ocupação do solo.

Os especialistas esperam que o trabalho possa ajudar os decisores a prevenirem e a mitigarem os efeitos do cenário antevisto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+