Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Novo problema de segurança no Facebook/Instagram: milhões de "passwords" expostas

21 mar, 2019 - 18:54 • Redação

Empresa explicou em comunicado que “não tem informação de abuso da informação”. Palavras-passe de utilizadores foram acedidas nove milhões de vezes por milhares de programadores.

A+ / A-

De 2012 até, pelo menos, janeiro de 2019 – quando o problema foi detetado através de uma inspeção de rotina –, milhares de programadores do Facebook acederam nove milhões de vezes a um documento de texto que continha milhões (entre 200 e 600 milhões, segundo o Facebook) de palavras-passe de utilizadores: “dezenas de milhões” no próprio Facebook e “centenas de milhares” em contas do Instagram, revela a empresa em comunicado divulgado esta quinta-feira.

A denuncia chegou inicialmente através do jornalista especialista em cibersegurança Brian Krebs, da Krebs on Security, e só depois a empresa liderada por Mark Zuckerberg confirmaria a falha de segurança.

Contudo, o Facebook, e mesmo garantindo que vai alertar os utilizadores expostos – sugerindo-lhes que alterem a password utilizada nestas redes sociais e replicada noutros serviços –, explica que “não tem informação de abuso da informação”.

“Estas passwords nunca estiveram visíveis para ninguém de fora da empresa e não encontrámos nada que indique que alguém internamente tenha abusado ou acedido de forma imprópria às mesmas”, garantiu Pedro Canahuati, responsável de tecnológica do Facebook, em comunicado.

Este é o mais recente caso relacionado com falhas na proteção de dados pessoais a afetar o Facebook. Em 2018 a empresa admitiu vários problemas para garantir a segurança dos seus utilizadores, sendo o mais relevante o escândalo relacionado com a consultora Cambridge Analytica, que envolveu o uso indevido de informação privada de 87 milhões de pessoas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+