Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

18 DIAS PARA A SAÍDA

Brexit. Mais uma derrota para May: parlamento assume controlo das negociações

25 mar, 2019 - 22:42 • Tiago Palma

Deputados aprovam proposta que força a realização de um debate (já na quarta-feira) e posteriores votações sobre diferentes alternativas para o processo do Brexit.

A+ / A-

Durante a tarde desta segunda-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, admitia o que muitos já previam: o governo continuava a não reunir apoios suficientes para conseguir a aprovação do Acordo de Saída do Reino Unido.

Apesar de garantir que continuaria a reunir com líderes e deputados de todos os partidos no sentido de encontrar um consenso, Theresa May não se mostrava esperançosa – “Da maneira como as coisas estão, o acordo não irá a uma terceira votação”, lamentava – para esta semana decisiva no futuro do Brexit.

A chegada da noite trouxe uma derrota, mais uma, humilhante para a primeira-ministra.

É que a Câmara dos Comuns aprovou a emenda (a proposta incluía diversos partidos e foi encabeçada pelo conservador Oliver Letwin) que dá, a partir de agora, ao parlamento britânico o controlo sobre o Brexit. O mesmo é dizer que, doravante, são os deputados que vão estabelecer a futura agenda parlamentar, desde logo no debate quarta-feira, votando planos alternativos ao defendido por Theresa May e definir os temos da saída britânica.

A emenda foi aprovada por 329 votos a favor e 302 contra.

Entre os votos favoráveis estão os de três secretários de Estado: Richard Harrington, do Comércio, Alistair Burt, dos Negócios Estrangeiros, e Steve Brine, da Saúde. Todos acabariam mesmo por apresentar a sua demissão esta segunda-feira à noite, segundo fontes governamentais citadas na imprensa britânica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Joaquim Cruz Pinto
    26 mar, 2019 Ílhavo 05:26
    Esta de o Parlamento Britânico dizer que quer "controlar os termos do Brexit" é mesmo só para RIR. Não só julgam que o seu "Império" sobrevive e se estende à Europa, como obviamente PIRARAM por completo!

Destaques V+