15 abr, 2019 - 18:12 • Redação
Veja também:
Os bombeiros de Paris estão a combater um fogo de grandes dimensões na catedral de Notre Dame, após um alerta de incêndio ao final da tarde desta segunda-feira.
O fogo terá deflagrado na cobertura do monumento. A procuradoria de Paris já abriu um inquérito ao incidente por suspeitas de "destruição involuntária". As autoridades afastaram, de imediato, a hipótese de atentado ou fogo posto.
Fonte oficial dos bombeiros de Paris, citada pela Reuters, disse perto das 22h (hora em Lisboa) que foi possível salvar a estrutura da catedral da "destruição total", bem como duas das torres do monumento. A mesma fonte confirmou que um bombeiro ficou ferido com gravidade durante o combate às chamas.
Pouco depois, o Presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu em direto no local: "Dois terços da cobertura ficaram destruídos mas a fachada e a estrutura foram preservadas. O pior foi evitado."
Anunciando que vai lançar uma campanha internacional de recolha de fundos, prometeu ainda: "Vamos reconstruir Notre Dame juntos. É o que a nossa História merece."
Horas antes, o vice-ministro do Interior tinha avançado, citado pela AFP, que não era "certo" que o monumento resistisse ao fogo, uma indicação que foi repetida pelo corpo de bombeiros à mesma hora, citado pela mesma agência no Twitter.
As equipas de bombeiros mobilizadas no local dizem que todos os esforços foram rapidamente direcionados para o resgate das peças de arte dentro do monumento, isto depois de o porta-voz do departamento ter dito, por volta das 20h30, que a próxima hora e meia ia ser "crucial" para perceber se era possível controlar as chamas.
A informação chegou já depois de o porta-voz da catedral ter dito que todo o interior de madeira está a ser consumido pelas chamas. "Está tudo a arder. Nada vai restar da estrutura", chegou a admitir André Finot.
Horas antes, o emblemático pináculo da torre central ruiu, com a parte superior a sucumbir às chamas por volta das 19h, levando as autoridades a temer o pior. O momento foi captado por alguns cibernautas.
As primeiras notícias do fogo surgiram pelas 18h em Lisboa. Imagens partilhadas de imediato no Twitter mostravam um fogo de grandes dimensões a lavrar na catedral medieval.
Também no Twitter, a autarca de Paris começou por informar que toda a área estava a ser evacuada na sequência do incêndio.
"Um fogo terrível está a lavrar na Catedral de Notre Dame em Paris", escreveu Anne Hidalgo.
Face ao sucedido, o Presidente francês, Emnanuel Macron, cancelou uma comunicação ao país que tinha agendada para o final do dia de hoje, avançou fonte do palácio do Eliseu.
A catedral, construída no século XII, é famosa por figurar no clássico romance de Victor Hugo "O corcunda de Notre Dame", história eternizada para crianças pela mão da Disney, num filme com o mesmo título estreado em 1996.
O monumento atrai milhões de turistas por ano, sendo um dos mais populares de toda a Europa.
O incêndio ocorre num momento em que a catedral estava a ser alvo de renovações, com algumas das zonas do edifício rodeadas de andaimes. Na semana passada, foram inclusivamente retiradas 16 estátuas de bronze da fachada para avançar com as obras.