Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Barnier diz que Reino Unido tem "o direito" de ter um comissário europeu

19 mai, 2019 - 14:50

"Equanto o Reino Unido é membro da UE, tem todos os direitos e responsabilidades", diz o negociador-chefe da União Europeia para a questão do Brexit.

A+ / A-

O negociador-chefe da União Europeia (UE) para o 'Brexit', Michel Barnier, afirmou numa entrevista a um jornal alemão publicada este domingo ser a favor que o Reino Unido tenha um comissário europeu, como os outros Estados-membros do bloco comunitário.

"Equanto o Reino Unido é membro da UE, tem todos os direitos e responsabilidades", disse Barnier, numa entrevista ao jornal Bild am Sonntag.

"Isso inclui o direito a um comissário e o direito de ser representado por membros no Parlamento Europeu (PE). Não haverá um Parlamento a dois níveis", prosseguiu.

Na mesma entrevista, Michel Barnier rejeitou os rumores de que estaria interessado em disputar o cargo de presidente da Comissão Europeia, reafirmando o seu apoio a Manfred Weber, o 'spitzenkandidat' (termo alemão que se pode traduzir por "candidato principal") do Partido Popular Europeu (PPE) à sucessão de Jean-Claude Juncker na liderança do executivo comunitário.

"Eu sou, como ele, membro do PPE e, igualmente, leal", declarou.

Ainda ao jornal alemão, Barnier voltou a reafirmar que o atual acordo do 'Brexit' é o único caminho para o Reino Unido sair da UE de maneira ordenada.

O Reino Unido tinha inicialmente como data de saída da UE 29 de março, mas, na falta da aprovação do acordo pelo parlamento, a UE aceitou prolongar o prazo até 31 de outubro.

O Reino Unido pode sair em qualquer data antes desse novo prazo, mas, não o fazendo até 23 de maio, é legalmente obrigado a participar nas eleições para o PE.

Os britânicos, a par dos holandeses, serão os primeiros a votar nas europeias na próxima quinta-feira (dia 23 de maio) e elegem 73 eurodeputados.

As eleições europeias são realizadas de 23 a 26 maio nos 28 países da UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+