Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Notre Dame. Primeira missa depois das chamas acontece este sábado

15 jun, 2019 - 10:15 • Redação

Dois meses depois do incêndio, apenas 9% do dinheiro prometido para a reconstrução chegou à catedral.

A+ / A-
As primeiras imagens do interior de Notre Dame após o incêndio
As primeiras imagens do interior de Notre Dame após o incêndio

Dois meses depois do incêndio que, a 15 de abril, destruiu parte da Catedral de Notre Dame, a diocese de Paris anunciou este sábado que será celebrada uma missa dentro do templo.

Em comunicado, a arquidiocese de Paris faz saber que apenas 30 pessoas, onde se incluem sacerdotes, leigos, técnicos e jornalitas, vão participar na eucaristia que acontecerá numa capela que não foi destruída pelas chamas.

Por razões de segurança, os participantes terão que usar capacetes durante esta missa. A cerimónia, que decorre por volta das 17h00, hora portuguesa, pode ser acompanhada através da internet em ktotv.com.

Padre francês conta como ajudou a salvar as relíquias de Notre Dame
Padre francês conta como ajudou a salvar as relíquias de Notre Dame

No comunicado, a arquidiocese de Paris diz que a catedral é, antes de tudo, “um edifício de vocação ao culto” e que os parisienses, turistas e fiéis continuam a precisar de um local para rezar.

Esta missa celebra-se no dia da festa da dedicação da catedral.

Apenas 9% dos donativos chegaram à catedral

Depois das imagens das chamas a consumir a histórica catedral terem corrido o mundo, foram vários os filantropos que se disponibilizaram a ajudar financeiramente na reconstrução da catedral. No entanto, e dois meses depois do incêndio, apenas 9% desse dinheiro chegou.

A informação foi avançada na sexta-feira pelo Ministério da Cultura francês, que explicou que, dos 80 milhões recebidos, a maior parte resulta das pequenas contribuições de cidadãos particulares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+