Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Paz à vista em Moçambique. Filipe Nyusi anuncia acordo com a Renamo

31 jul, 2019 - 12:39 • Redação com Lusa

A cessação das hostilidades com a Renamo foi um dos principais compromissos do atual Presidente quando tomou posse em 2015. Acordo será assinado amanhã.

A+ / A-

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta quarta-feira na Assembleia da República que vai assinar amanhã, quinta-feira, um acordo de paz para a cessação definitiva das hostilidades militares com o líder da Renamo, Ossufo Momade, na serra da Gorongosa.

Está assim à vista, finalmente, a paz para Moçambique, mais de quatro décadas depois da independência do país.

O anúncio de Nyusi chega três dias depois do início do desarmamento voluntário dos combatentes da Renamo, o principal movimento de oposição naquele país, resultado de longas negociações com o Governo nos últimos anos. O desarmamento do grupo foi, aliás, a principal prioridade definida por Nyusi no seu discurso de tomada de posse, em 2015.

Embora o conflito aberto entre a Frelimo, que governa Moçambique desde a independência, e a Renamo já tenha acabado há muitos anos, e apesar de os dois partidos disputarem eleições e estarem ambos representados no Parlamento, os combatentes do partido da oposição nunca tinham chegado a desmobilizar e de tempos a tempos havia novos focos de tensões e combates no país.

O acordo hoje anunciado deverá, assim, permitir o regresso do país à normalidade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+