Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump aperta o cerco aos imigrantes legais mais pobres

12 ago, 2019 - 21:21 • Redação

A nova proposta dificultará o acesso ao visto de residência permanente nos Estados Unidos e tem como principal alvo os imigrantes mais pobres, dependentes de apoios públicos.

A+ / A-

A administração Trump prepara-se para dificultar o acesso ao visto de residente permanente aos imigrantes legais que dependem do programa governamental de subsídios, como vales de alimentação ou habitação subsidiada.

A nova política, que deverá entrar em vigor a 15 de outubro, tem como principal alvo imigrantes legais, que dependem de apoios públicos e enfrentam maiores dificuldades financeiras.

Kenneth T. Cuccinelli II, diretor dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, anunciou esta segunda-feira, na Casa Branca, o novo regulamento, declarando que permitiria ao Governo garantir que os imigrantes que chegam ao país são autossuficientes e não um peso para sociedade norte-americana.

“O benefício para os contribuintes é um benefício a longo prazo, que garante que o nosso sistema de imigração traz pessoas para se unirem a nós como cidadãos americanos, como residentes permanentes legais em primeiro lugar, capazes de se sustentar por conta própria, especialmente na era do Estado-providência moderno, que é tão amplo e caro ”, explicou Cuccinelli, citado pelo The New York Times.

"Preciso do meu pai!" Filhos de imigrantes separados da família nos EUA (e muitos culpam Donald Trump)
"Preciso do meu pai!" Filhos de imigrantes separados da família nos EUA (e muitos culpam Donald Trump)

Sob a nova diretiva, o bem-estar financeiro dos imigrantes que estão nos EUA legalmente, com vistos temporários, será alvo de uma análise minuciosa, quando solicitarem residência permanente.

As autoridades de imigração terão em consideração a idade, saúde, situação familiar, património, recursos, situação financeira e educação de qualquer imigrante. Os funcionários passam a ter uma ampla margem de manobra para determinar se um imigrante será um provável beneficiário de apoios públicos, e negar-lhes residência permanente ou ordenar que sejam deportados para o país de origem.

De acordo com o mesmo jornal norte-americano, as autoridades adiantaram que o programa não se aplica a pessoas que já têm residência permanente, a refugiados e requerentes de asilo, ou a mulheres grávidas e crianças.

Porém, defensores da imigração no país alertam para o facto de que um grande número de imigrantes, incluindo aqueles que não estão sujeitos à regulamentação, podem desistir dos programas de benefícios públicos de que dependem, com receio de retaliação por parte das autoridades.

A independência financeira há muito que ocupa lugar no processo de aquisição de um visto de residência permanente nos Estados Unidos, mas a nova proposta da administração Trump fará com que este elemento pese muito mais no momento da decisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    13 ago, 2019 USA 15:37
    Pura hipocracía. Todos os antepassados de Trump, Cuccinelli, e da esmagadora maioria dos republicanos conservadores vieram como imigrantes aos EUA com bem pouco na algibeira. Esta iniciativa resulta do espírito de racismo dos bilionários e multi-milionários brancos. Os oligarcas da América empresarial não querem que venham por cá os mexicanos e outros imigrantes que historicamente votam a favor do partido democrático, o ”inimigo do povo” como diz Trump. A isto chama-se ditadura.
  • joaquina dias
    13 ago, 2019 lisboa 10:20
    Trump não é neto de imigrantes?
  • Pedro
    13 ago, 2019 Damaia 08:06
    Cuccinelli, típico nome Apache. Ou será Sioux? Navajo?

Destaques V+