Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Brasil. Bolsonaro proíbe queimadas durante 60 dias

29 ago, 2019 - 07:36 • Redação

Desde janeiro, foram registados 83.329 focos de incêndio no país, sendo 52,1% na selva amazónica, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A+ / A-

O presidente do Brasil assinou na quarta-feira um decreto que proíbe a realização de queimadas em todo o país nos próximos 60 dias, apesar de admitir expceções.

De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, esta medida é uma resposta aos grandes incêndios que têm atingido a Amazónia.

Mas este decreto permite três situações de exceção: Podem ser realizadas queimadas para controlo de pragas, sendo necessária autorização por parte do órgão governamental competente; para práticas de prevenção e combate a incêndios e ainda na "agricultura de subsistência de indígenas".

Desde janeiro, foram registados 83.329 focos de incêndio no país, sendo 52,1% na selva amazónica, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Este número representa um crescimento de 77% em relação ao mesmo período do ano passado e constitui um recorde desde 2010.

A proliferação dos focos de incêndio na Amazónia provocou uma vaga de críticas a Bolsonaro, questionado por suas posturas favoráveis ao desenvolvimento da agropecuária e da mineração na região, inclusive em reservas indígenas e áreas protegidas.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ricardina
    29 ago, 2019 Rio de Mouro 16:52
    As queimadas? Mas a culpa não era das ONGs?
  • Luso
    29 ago, 2019 olispo 08:21
    Hoje jornais internacionais afirmam que só em Africa ardeu mais floresta que na AMAZ`NIA vindo por a nu o ataque sistemático de certos midia a BOLSONARO.Caiu a máscara e perderam credibilidade.Sao os memos q atacam TRUMP e PUTIN deixando XI JINPING de fora.Pelos vistos para eles bom,bom é o REGIME DA CHINA PROFUNDA ;ONDE NEM SEQUER ENTRAM A FAZER CRITICAS OU REPORTAGENS.Lutar pela instalação do comunismo NO MUNDO LIVRE parece a opção.

Destaques V+