17 out, 2019 - 17:26 • Redação
O Conselho Europeu aprovou, esta quinta-feira, com unanimidade o novo acordo de Brexit fechado esta manhã entre o ainda presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
A "luz verde" dos líderes dos Estados-membros dita o envio formal do acordo para ratificação na Câmara dos Comuns, que irá reunir-se numa sessão extraordinária no próximo sábado para tentar aprovar o acordo, depois de o anterior, negociado por Theresa May, ter sido chumbado por três vezes.
No Twitter, o gabinete de Donald Tusk, líder do Conselho Europeu, informou que os líderes deram o seu aval ao acordo de princípio sobre a retirada do Reino Unido da União Europeia, atualmente marcada para 31 de outubro, dentro de duas semanas.
Pouco depois, Donald Tusk declarou que "a bola está agora do lado do Reino Unido". Referindo que, com esta aprovação, "estamos cada vez mais perto da meta", o presidente do Conselho Europeu ressaltou: "Não tenho ideia de qual será o resultado do debate de sábado na Câmara dos Comuns."
Para já, ainda não é certo se o Parlamento britânico vai aprovar este novo acordo. Os Unionistas da Irlanda do Norte (DUP), que integram a coligação de Governo do Partido Conservador liderado por Boris Johnson, já garantiram que vão chumbar o documento. Os restantes partidos ainda não se manifestaram num sentido ou noutro.
À saída da reunião em Bruxelas, Boris Johnson disse estar "muito confiante" de que os legisladores vão aprovar o acordo.
Recorde a história do Reino Unido na União Europeia: