29 out, 2019 - 17:59 • Redação com Lusa
Os 27 Estados-membros da União Europeia adotaram formalmente a prorrogação do Brexit até 31 de janeiro, anunciou esta terça-feira o presidente do Conselho Europeu, advertindo o Reino Unido de que este poderá ser o último adiamento concedido por Bruxelas aos britânicos.
“Aos meus queridos amigos britânicos: a União Europeia a 27 adotou formalmente a extensão. Poderá ser a última, por favor façam o melhor uso deste tempo”, instou Donald Tusk numa publicação na rede social Twitter.
Os 27 tinham chegado a acordo na segunda-feira quanto a um novo adiamento “flexível” do Brexit até 31 de janeiro, tendo ficado a faltar a formalização oficial através de um procedimento escrito, agora concluído.
A aprovação formal tem lugar horas depois de o Partido Trabalhista ter indicado que está disposto a aceitar eleições gerais antecipadas graças ao adiamento concedido por Bruxelas.
Assim, os britânicos podem ser chamados às urnas antes do Natal, no dia 12 de dezembro, como propõe o Governo conservador liderado por Boris Jonhson.