16 nov, 2019 - 12:38 • Rui Barros, com agências
Um ano depois da primeira manifestação, o movimento dos coletes amarelos volta às ruas de Paris.
A polícia da capital francesa teve que recorrer a gás lacrimogéneo para afastar os manifestantes que quiseram assinalar um ano do movimento que começou como um protesto contra o aumento do preço dos combustíveis em França. De acordo com as autoridades francesas, já foram detidas mais de 40 pessoas.
Um ano de "Coletes Amarelos"
Jerome Rodrigues, um lusodescendente que perdeu um(...)
Os confrontos entre manifestantes e polícia começaram perto de Porte de Champerret, por volta das 9h00 (10h00 em Portugal), enquanto os coletes amarelos se preparavam para marchar pela cidade, em direção à Gare d'Austerlitz, no sul da capital francesa. Foi nesse momento em que a polícia interveio de forma evitar que os manifestantes ocupassem uma autoestrada.
Pela cidade os manifestantes foram também montando barricadas de forma a impedir que o trânsito circulasse com recurso a barricadas e a chamas. Na conta oficial da polícia francesa no Twitter, foram partilhadas imagens nas forças de ordem a pôr fim a uma dessas barricadas.
De acordo com a estação televisiva BFM, há cerca de 2.500 agentes na capital francesa mobilizados para o fim de semana em que se celebra um ano desde a primeira manifestação. Nas redes sociais, foram milhares os que disseram que estariam nas ruas a protestar.