Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coletes amarelos voltam às ruas de Paris. Polícia faz mais de 40 detidos

16 nov, 2019 - 12:38 • Rui Barros, com agências

Confrontos começaram pelas 9h00, hora local. Manifestantes assinalam um ano do movimento dos coletes amarelos.

A+ / A-
“Coletes Amarelos” celebram primeiro aniversário com manifestação nas ruas de Paris
“Coletes Amarelos” celebram primeiro aniversário com manifestação nas ruas de Paris

Um ano depois da primeira manifestação, o movimento dos coletes amarelos volta às ruas de Paris.

A polícia da capital francesa teve que recorrer a gás lacrimogéneo para afastar os manifestantes que quiseram assinalar um ano do movimento que começou como um protesto contra o aumento do preço dos combustíveis em França. De acordo com as autoridades francesas, já foram detidas mais de 40 pessoas.

Os confrontos entre manifestantes e polícia começaram perto de Porte de Champerret, por volta das 9h00 (10h00 em Portugal), enquanto os coletes amarelos se preparavam para marchar pela cidade, em direção à Gare d'Austerlitz, no sul da capital francesa. Foi nesse momento em que a polícia interveio de forma evitar que os manifestantes ocupassem uma autoestrada.

Pela cidade os manifestantes foram também montando barricadas de forma a impedir que o trânsito circulasse com recurso a barricadas e a chamas. Na conta oficial da polícia francesa no Twitter, foram partilhadas imagens nas forças de ordem a pôr fim a uma dessas barricadas.

De acordo com a estação televisiva BFM, há cerca de 2.500 agentes na capital francesa mobilizados para o fim de semana em que se celebra um ano desde a primeira manifestação. Nas redes sociais, foram milhares os que disseram que estariam nas ruas a protestar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+