06 dez, 2019 - 09:20
Na capital da Índia, em Nova Deli, há uma loja onde pode respirar oxigénio puro por 15 minutos. Os clientes sentam-se, colocam tubos no nariz e podem inalar aromas de lavanda, limão ou hortelã. No fim, pagam até cinco euros e meio.
De acordo com a revista brasileira "Exame", o negócio abriu portas em maio deste ano, num centro comercial da cidade.
À publicação, o proprietário do espaço, Aryavir Kumar, disse não ter tido ainda lucro com o negócio, mas planeia abrir outros bares semelhantes no aeroporto de Nova Deli e nas cidades de Mumbai e Bangalore.
Uma das utentes do espaço, Lisa Dwivedi, uma ucraniana que vive na cidade, explica que foi ao bar porque não aguentava mais a comichão nos olhos e garganta irritada.
“Não sei se é psicológico, mas me sinto bem ao saber que estou a inalar oxigénio puro, mesmo que por apenas 15 minutos”, jsutificou.
Recentemente, a capital indiana foi colocada em estado de emergência de saúde pública e mais de 30 voos foram cancelados ou desviados devido ao intenso nevoeiro. Os hospitais da cidade reportaram um aumento do número de pacientes que são diagnosticados com problemas respiratórios, infeções e ardor nos olhos.
De acordo com a agência Reuters, a poluição em Nova Deli atingiu níveis equivalentes ao consumo diário de 50 cigarros