15 dez, 2019 - 13:16 • Sofia Freitas Moreira e Redação
Cerca de 54 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas neste domingo de manhã, enquanto especialistas desarmavam uma bomba datada da Segunda Guerra Mundial. A operação decorreu em Brindisi, uma cidade no sul da Itália, com cerca de 87.800 residentes.
A bomba, com um metro de comprimento e 40 quilos de dinamite no seu interior, foi encontrada por acaso, durante trabalhos de renovação num cinema local. Estima-se que tenha sido ali deixada pelo Reino Unido, em 1941.
De acordo com o jornal italiano “Corriere della Sera”, trata-se da maior operação de sempre de evacuação pacífica em Itália . Mais de 60% dos residentes de Brindisi
tiveram de abandonar a “zona vermelha” – um raio de 1.617 metros do local onde a bomba foi encontrada.
Especialistas das forças militares e dos bombeiros extraíram o pavio da bomba histórica em 40 minutos. Segundo os jornais locais, a bomba foi desativada com sucesso e será levada para uma pedreira local na segunda-feira.
Mais de mil agentes policiais e 250 voluntários foram mobilizados para garantir que a área estava livre e para vigiar os acessos à cidade.
O aeroporto da cidade, a estação de comboios, dois hospitais e uma prisão foram encerrados e evacuados, como parte da operação.