30 jan, 2020 - 17:50 • Redação
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e as autoridades de saúde do estado norte-americano do Illinois confirmaram esta quinta-feira o primeiro caso de transmissão do coronavírus entre humanos no país.
Os EUA tornam-se assim o quinto país, incluindo a China, onde a infeção está a alastrar-se através do contacto entre pessoas, menos de um mês depois do surto em Wuhan, na China.
Até agora, o coronavírus já provocou pelo menos 171 mortos na China, havendo mais de 8.200 casos de infeção confirmados em várias partes do globo.
O caso hoje confirmado pelas autoridades do Illinois em conferência de imprensa envolve uma mulher de Chicago que recentemente esteve em Wuhan, o epicentro do surto, e que no regresso passou o vírus ao marido. A par desta, as autoridades de saúde do estado dizem estar a monitorizar outras 21 pessoas que poderão ter sido infetadas.
"Esta é uma situação de saúde pública muito séria", disse Nancy Messonnier, médica e diretora do Centro Nacional de Doenças Respiratórias e Inoculação. "Daqui em diante deveremos lidar com mais casos e mais casos equivalem a um maior potencial de infeção pessoa-pessoa."
O coronavírus, inicialmente noticiado a 31 de dezembro, já envolve mais pessoas do que aquelas que foram atingidas pela epidemia SARS de 2003, que deixou cerca de 8.100 pessoas doentes durante nove meses em várias partes do mundo.