Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus. EUA confirmam primeiro caso de transmissão do vírus entre humanos

30 jan, 2020 - 17:50 • Redação

Estados Unidos tornam-se o quinto país com casos confirmados de transmissão humano-humano.

A+ / A-

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e as autoridades de saúde do estado norte-americano do Illinois confirmaram esta quinta-feira o primeiro caso de transmissão do coronavírus entre humanos no país.

Os EUA tornam-se assim o quinto país, incluindo a China, onde a infeção está a alastrar-se através do contacto entre pessoas, menos de um mês depois do surto em Wuhan, na China.

Até agora, o coronavírus já provocou pelo menos 171 mortos na China, havendo mais de 8.200 casos de infeção confirmados em várias partes do globo.

O caso hoje confirmado pelas autoridades do Illinois em conferência de imprensa envolve uma mulher de Chicago que recentemente esteve em Wuhan, o epicentro do surto, e que no regresso passou o vírus ao marido. A par desta, as autoridades de saúde do estado dizem estar a monitorizar outras 21 pessoas que poderão ter sido infetadas.

"Esta é uma situação de saúde pública muito séria", disse Nancy Messonnier, médica e diretora do Centro Nacional de Doenças Respiratórias e Inoculação. "Daqui em diante deveremos lidar com mais casos e mais casos equivalem a um maior potencial de infeção pessoa-pessoa."

O coronavírus, inicialmente noticiado a 31 de dezembro, já envolve mais pessoas do que aquelas que foram atingidas pela epidemia SARS de 2003, que deixou cerca de 8.100 pessoas doentes durante nove meses em várias partes do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+