Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra às Fake News. Twitter com política contra conteúdos manipulados

05 fev, 2020 - 06:50 • Lusa

A rotulagem dos tweets que incluem os conteúdos multimédia manipulados terá início em 5 de maio.

A+ / A-

O Twitter anunciou uma nova política contra os conteúdos multimédia sintéticos ou manipulados que proíbe compartilhá-los de maneira enganosa para causar danos e também pode eliminar, marcar ou avisar os tweets que contêm esse tipo de material.

A rede social considera conteúdo manipulado aquele que foi "substancialmente editado", de uma forma que "altera significativamente a sua composição, sequência, tempo ou enquadramento", que possui informações visuais ou sonoras que foram adicionadas ou removidas ou que foram fabricadas ou simuladas para representar uma pessoa.

O Twitter indica, em comunicado, que não será possível compartilhar "de maneira enganosa conteúdo” manipulado com o objetivo de causar danos.

Além disso, esta nova política permite ao utilizador rotular esse tipo de conteúdo multimédia "para fornecer às pessoas informações sobre a autenticidade do conteúdo e oferecer um contexto adicional".

A rotulagem dos tweets que incluem os conteúdos multimédia manipulados terá início em 5 de maio, refere a nota.

Que tweets são visados

Rotular ou excluir uma mensagem terá em conta se o contexto em que o conteúdo multimédia foi compartilhado pode "gerar confusão ou mal-entendido" ou se é "uma tentativa deliberada de enganar as pessoas sobre a natureza ou origem do conteúdo, por exemplo, afirmando falsamente que isso reflete uma realidade".

Alguns desses danos específicos são para o Twitter as ameaças à segurança física de uma pessoa ou grupo, e risco de violência em massa ou agitação civil generalizada, exemplifica.

Também estão incluídos nesta categoria ameaças à privacidade ou capacidade de uma pessoa ou grupo de se expressar livremente ou participar num evento, como perseguição ou atenção indesejada e obsessiva; conteúdo específico que inclui tropos, epítetos ou material destinado a silenciar alguém; e supressão ou intimidação dos eleitores, acrescenta o comunicado.

Caso a rede considere que o conteúdo multimédia foi "alterado ou criado de forma significativa e enganosa", compromete-se a fornecer "um contexto adicional". Por exemplo, pode rotular a mensagem ou exibir um aviso aos outros utilizadores antes que eles o partilhem ou gostem.

Outras opções são reduzir a visibilidade do tweet na rede social e impedir que seja recomendado, além de fornecer "explicações ou esclarecimentos adicionais disponíveis, como redirecionar para outra página que adiciona mais contexto".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+