02 mar, 2020 - 14:22 • Redação
O número de casos ativos do novo coronavírus está a diminuir desde meados de fevereiro. Apesar do elevado número de pessoas infetadas, as recuperações têm-se mantido igualmente elevadas. Na prática, quase metade dos pacientes que contraíram o Covid-19 já conseguiram recuperar.
De acordo com dados atualizados esta segunda-feira, desde que o vírus surgiu registaram-se mais de 89 mil casos espalhados por todo o mundo, 80.026 dos quais na China continental. Desses, mais de 45 mil das pessoas infetadas por todo o mundo já conseguiram recuperar (na China, são 44.462, ou seja, 56% dos casos).
Assim sendo, segundo as atualizações em tempo real pela ferramenta estatística "Worldometer" com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são atualmente cerca de 41.138 os casos ativos de Covid-19 em todo o mundo. Desses, cerca de 33 mil (82%) encontram-se estáveis; apenas cerca de 7.374 (18%) estão em estado considerado grave ou crítico.
O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus tem vindo a reduzir desde 18 de fevereiro. No dia anterior, o registo de casos atingiu um novo pico, chegando aos 58.747 de casos ativos. Já a partir desse dia, o número desceu para 58.622 e foi caindo de forma sustentada nas semanas seguintes, atingindo o total de 40.417 registados este domingo, primeiro dia de março.
Esta descida explica-se pelo igual crescimento do número de casos recuperados. Neste momento, são mais de 45.636 os pacientes que já despistaram a contaminação pela nova estirpe de coronavírus.
Os números indicam, assim, que mais de 48.700 casos já foram dados como encerrados. A grande maioria (45.636, ou seja, 94%) devido a recuperação ou despiste, com apenas 6% dos casos (3.069) a resultar em morte do paciente - na sua maioria, idosos ou pessoas com problemas de saúde prévios.
Este número de mortes global é equivalente à quantidade de pessoas que morreram na época 2018/2019 devido à gripe sazonal só em Portugal. Segundo um relatório do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, apresentado pelo Instituto Ricardo Jorge, foram registados 3.331 óbitos em território nacional pela estirpe comum de gripe.
Esta segunda-feira, depois de várias suspeitas não se terem comprovado em análises, foram anunciados os primeiros dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus em território português.
A informação foi confirmada pela ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa. Trata-se de dois homens, em estado considerado estável, ambos internados no Porto.
Um dos casos confirmados é um homem de 60 anos, médico, que esteve em Itália a gozar um período de férias. Está internado no Hospital de Santo António. Foi internado no domingo e apresenta sintomas desde sábado.
O outro caso é o de um homem de 33 anos que esteve em Valência, Espanha, e está internado no Hospital de São João, também no Porto. Foi também internado no domingo, mas apresenta sintomas desde 26 de fevereiro.
A OMS considera que lavar as mãos é a medida de proteção mais eficaz, mas existem outras formas de reduzir a exposição ao Covid-19 e a transmissão do vírus.
A Renascença elaborou um guia para o ajudar a proteger-se do novo coronavírus, que pode consultar abaixo:
Explicador
A Organização Mundial de Saúde considera que lavar(...)