22 mar, 2020 - 22:18 • Carlos Calaveiras com Reuters
Veja também:
A Agência Federal do Medicamento dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglesa) autorizou este fim de semana a venda de um teste rápido de diagnóstico que permite detetar o novo coronavírus em cerca de 45 minutos.
A Cepheid, uma empresa de diagnósticos moleculares com sede na Califórnia, disse no sábado que recebeu uma autorização de emergência da FDA para comercializar o teste, que será usado primariamente nos hospitais e outras unidades de saúde. A empresa planeia começar a enviar os testes para os hospitais já na próxima semana.
“Durante este período, em que tem aumentado a necessidade de serviços hospitalares, os médicos precisam urgentemente de um diagnóstico que permita a avaliação em tempo real dos doentes”, referiu David Persing, diretor da Cepheid.
Em comunicado, a FDA confirmou a aprovação do teste de diagnóstico, explicando que a empresa pretende disponibilizar os testes a partir de 30 de março.
Os Estados Unidos têm mais de 32 mil casos confirmados de pessoas infetadas pela Covid-19, sendo neste momento o terceiro país com mais casos de infeção pelo novo coronavírus, que já provocou 414 mortos no país.