Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus. Polónia autoriza voto por correspondência

28 mar, 2020 - 22:58 • Lusa

Chefe de Estado admite, no entanto, que as eleições de 10 de maio podem não se realizar devido à pandemia.

A+ / A-

A Polónia autorizou o voto por correio para pessoas com mais de 60 anos e em quarentena, para viabilizar as eleições presidenciais agendadas para 10 de maio. O Presidente admite que o ato eleitoral pode estar em risco de adiamento.

A concorrer a um segundo mandato o atual Presidente da Polónia, Andrzej Duda, afirmou à televisão pública esperar que após a Páscoa os polacos pudessem retomar "a vida normal" e que estivessem reunidas as condições para a votação.

Mas se a pandemia se agravar e se se mantiverem a disciplina e condicionalismos atuais, o presidente admite ser "insustentável" manter as eleições que terão que ser adiadas.

A oposição tem defendido o adiamento do escrutínio para o outono, alegando que as medidas contra a pandemia tornam impossível a campanha eleitoral, apesar de não impedirem o presidente Duda, do Partido Direito e Justiça (PiS), de se desdobrar em aparições públicas.

Uma sondagem recente demonstrou que 72% dos polacos são favoráveis ao adiamento mas o partido no poder mudou a lei eleitoral numa atitude que a oposição diz infringir a legislação que determina só poderem ser feitas alterações até seis meses antes das eleições.

A maioria dos comentadores políticos afirmam que uma votação em maio poderá ser favorável a Duda, à frente nas sondagens, enquanto o adiamento criar mais riscos de piorar os resultados.

A Polónia, que tem 38 milhões de habitantes, regista mais de 1.400 casos de contaminação pelo novo coronavírus, totalizando 16 mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 130.600 são considerados curados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Rocha
    30 mar, 2020 Paredes 21:41
    Ogoverno esta brincar com esto e uma brincadeiras

Destaques V+