31 mar, 2020 - 14:55 • Inês Braga Sampaio
Veja também:
Inga Rasmussen, cidadã dinamarquesa de 85 anos, e Karsten Tuchsen Hansen, alemão de 89, encontram-se todos os dias, na fronteira entre as aldeias de Gallehus, na Dinamarca, Suderlugum, na Alemanha, para conversar e tomar uma bebida, à distância recomendada pelas autoridades, durante a pandemia do novo coronavírus.
A fronteira entre os dois países foi encerrada, há cerca de duas semanas, o que impede o casal de se juntar. Contudo, com duas cadeiras e uma caneca de aguardente, para ele, e café, para ela, Karsten e Inga encontraram maneira de continuar o namoro.
Inga viaja para a fronteira, junto a Aventoft, de carro, ao passo que Karsten vai de bicicleta. Tem sido assim nas últimas duas semanas e já era assim há dois anos, quando se conheceram. Há mais de um ano que os dois idosos passam quase todos os dias juntos.
O casal tornou-se popular quando, durante um passeio de bicicleta, o presidente da Câmara de Tonder, na Dinamarca, os encontrou na fronteira e partilhou a história nas redes sociais. A imprensa interessou-se e tanto Inga como Karsten já foram entrevistados por meios de comunicação locais. Cada um para seu lado, claro.
"É triste, mas não podemos mudar a situação", lamentou Inga, em declarações à estação televisiva alemã Deutsche Welle.
Inga e Karsten já fizeram várias viagens juntos, nos últimos dois anos, e planeiam voltar a viajar assim que a pandemia de Covid-19 tenha terminado. Entretanto, vão-se encontrando na fronteira entre a Alemanha e a Dinamarca - à distância devida.
Reportagem na Alemanha
A Itália, o país mais afetado na União Europeia pe(...)