31 mar, 2020 - 09:36 • Sofia Freitas Moreira , com agências
O estado indiano de Uttar Pradesh tem sido alvo de polémicas, depois de um grupo de emigrantes ter sido regado com desinfetante à base de lixívia, quando tentavam regressar ao país.
Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra três pessoas, vestidas com fatos de proteção, a pulverizar os trabalhadores indianos sentados no chão com o líquido, que, normalmente, é usado na desinfeção de transportes públicos.
Ashok Gautam, um agente de autoridade sénior de Uttar Pradesh, conta à CNN que cerca de cinco mil pessoas foram “publicamente pulverizadas” à chegada ao país, antes de serem autorizados a dispersar.
“Pulverizamos estas pessoas como parte das medidas de higiene a ter. Não queremos que sejam portadoras do vírus, que pode estar agarrado às suas roupas”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os desinfetantes químicos resultam em superfícies, mas podem ser perigosos quando utilizados em pessoas. A Organização alerta ainda que limpar a pele com desinfetantes não mata o vírus, caso este já se encontre no corpo.
Depois de o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ter decretado, na passada quarta-feira, quarentena obrigatória para a população do país, milhares de pessoas começaram a tentar fugir, em desespero, das principais cidades para as aldeias. Fogem à fome, não ao vírus.
Durante o fim-de-semana foram vários os relatos de violência em estações de autocarros por todo o país, com centenas de pessoas a lutarem por um lugar vago. Vários agentes policiais chegaram a recorrer a paus e varas para punir quem desrespeitasse as normas do distanciamento social imposto esta semana.
No início desta semana, chegaram relatos de falta de material de proteção para os profissionais de saúde indianos. Alguns médicos estão a ser obrigados a usar capas de chuva e capacetes para se protegerem do contágio de Covid-19, relata a Reuters.
O primeiro-ministro do país disse, na segunda-feira, que a Índia estava a tentar comprar material de proteção à Coreia do Sul e à China.
Até ao momento, a Índia regista 1.251 casos confirmados de infeção pela Covid-19, 32 pessoas morreram e 102 já recuperaram.