Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus. Transfusão de sangue de sobreviventes em doentes graves está a ter bons resultados na China

08 abr, 2020 - 00:01 • Redação

Os testes em dois hospitais ainda estão em fase inicial, mas os resultados são promissores, confirmam os investigadores.

A+ / A-

Veja também:


Dois hospitais na China administraram plasma rico em anticorpos, de pessoas que recuperaram da Covid-19, a doentes em estado grave. Os investigadores consideram animadores os primeiros resultados.

A informação está a ser avançada pelo jornal “The Guardian” que adianta que 20 doentes receberam “plasma convalescente” e, após três dias, registaram melhorias significativas.

Segundo Xiaoming Yang, do Centro Nacional de Engenharia e Tecnologia para Vacinas Combinadas, de Wuhan, onde estão 10 doentes testados, esta é uma “promissora opção de salvamento”.

Também Lei Liu, de um hospital de Shenzhen, administrou o mesmo tipo de plasma e, em 10 dias, conseguiu que três dos 10 pacientes largassem o ventilador. Todos os outros melhoraram após as infusões.

No entanto, os especialistas reforçam que, apesar dos bons resultados, ainda é cedo para tirar conclusões definitivas porque a amostra dos dois testes é muito pequena.

Apesar de tudo, a técnica é antiga e o projeto piloto foi já publicado nos Procedimentos da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos.

A pandemia do novo coronavírus já fez mais de 81 mil mortos e infetou quase 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+