Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Alemanha confirma que China tentou pressionar Governo para que elogiasse gestão de Pequim

26 abr, 2020 - 15:33 • Lusa

"Do ponto de vista do Governo federal, a transparência tem um papel chave na luta contra a pandemia e deixámos isso claro à República Popular da China", diz chancelaria em comunicado.

A+ / A-

Veja também:


O regime chinês terá tentado pressionar o Governo alemão para fazer comentários positivos sobre a gestão de Pequim da pandemia de Covid-19, afirmou este domingo o executivo liderado por Angela Merkel, numa resposta a uma pergunta parlamentar.

O Governo alemão teve conhecimento de "contactos de diplomatas chineses com funcionários alemães com o propósito de conseguir comentários positivos sobre a gestão da pandemia por parte da República Popular da China", refere a resposta do Governo a uma pergunta de uma deputada, cuja autenticidade foi hoje confirmada pelo Ministério do Interior alemão, depois da sua divulgação no jornal "Welt am Sonntag".

Na resposta a uma pergunta da deputada d'Os Verdes Margarete Bause, a chancelaria refere que funcionários do Ministério do Interior foram contactos por diplomatas chineses com esse propósito.

O Governo alemão, de acordo com a resposta, não foi atrás da vontade dos diplomatas chineses.

"Do ponto de vista do Governo federal, a transparência tem um papel chave na luta contra a pandemia e deixámos isso claro à República Popular da China", refere.

Na mesma resposta à deputada, o Governo destaca os esforços de Pequim na luta contra o novo coronavírus e assinala que, dentro de uma relação estratégica, há contactos permanentes com a China em tornos de diversos assuntos, entre eles a pandemia.

A deputada Margarete Bause, em declarações ao Welt am Sonntag, criticou a atitude do executivo alemão diante da China e disse que a resposta do Ministério do Interior mostrava uma vez mais o medo de Berlim a pronunciar-se de forma crítica diante de Pequim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+