27 abr, 2020 - 01:10 • Lusa
Veja também:
Vários bares e restaurantes foram encerrados pelas autoridades de Estocolmo devido ao desrespeito pelas regras de distanciamento social impostas para limitar a propagação do novo coronavírus na Suécia.
Segundo Per Follin, responsável pela área da Saúde da câmara da capital sueca, foram cinco os estabelecimentos encerrados, quatro deles no bairro de Sodermalm, popular entre os jovens.
"O principal problema foi a forte afluência e quer dentro quer fora do estabelecimento", explicou Per Follin, realçando também que não foi respeitada a distância de dois metros entre mesas.
A Suécia, contrariamente à grande maioria dos países europeus, permitiu aos estabelecimentos comerciais manterem-se abertos desde o início da pandemia de Covid-19.
Per Follin adiantou que a decisão de encerrar os estabelecimentos tem efeitos imediatos e que assim permanecerão até nova ordem.
A Suécia, com cerca de 10,3 milhões de habitantes, registou oficialmente 2.194 óbitos associados à Covid-19.
Até este domingo, a Dinamarca e a Noruega, países vizinhos, registaram respetivamente 422 e 193 mortes.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 204 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.