Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estados Unidos anunciam fim das derrogações no programa nuclear civil iraniano

28 mai, 2020 - 00:01 • Lusa

Mike Pompeo diz que o Irão continua a tentar obter uma arma nuclear, em violação de um acordo que os EUA abandonaram em 2018.

A+ / A-

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou.

“Hoje, anuncio o fim das isenções de sanções para todos os projetos nucleares no Irão”, disse o chefe da diplomacia dos EUA, Mike Pompeo, em comunicado.

Mike Pompeo afirmou que revogaria todas as exceções de sanções que abrangem a cooperação nuclear civil, sendo que as exceções permitiram que empresas russas, europeias e chinesas continuassem a trabalhar nas instalações nucleares civis do Irão.

Agora, os países ainda aderentes ao acordo nuclear iraniano e envolvidos nesses projetos correm o risco de serem sancionados pelos Estados Unidos se não se retirarem, facto que preocupa, acima de tudo, a Rússia.

“O regime iraniano continuou a sua ligação nuclear ao expandir atividades sensíveis à proliferação”, declarou Pompeo em comunicado, apontando que Teerão admitiu atividades que violam o acordo.

Os EUA retiraram-se do acordo nuclear em 2018.

As isenções de “cooperação civil-nuclear” permitiram que empresas estrangeiras trabalhassem em algumas das instalações nucleares declaradas do Irão sem ficar sujeitas às sanções dos EUA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+