22 jun, 2020 - 10:43 • Reuters
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou, esta segunda-feira, que se opõe à remoção da estátua de Theodore Roosevelt do Museu de História Natural.
A decisão foi anunciada pelo museu no domingo e ocorre no meio dos protestos anti-racistas nos Estados Unidos e no mundo após a morte de George Floyd, a 25 de maio, quando estava sob custódia policial.
A estátua mostra Roosevelt a cavalo, com um homem nativo americano e um homem africano ao seu lado. A imagem está em destaque no átrio principal do museu, com vista para o Central Park.
EUA
A decisão foi anunciada no aniversário do dia em q(...)
Roosevelt que era republicano como Trump, foi Presidente dos EUA de 1901-1909. Era conhecido pela personalidade exuberante e ousada, e realizou reformas “antitrust”. Era conservador e, segundo os críticos, adotou uma abordagem intervencionista na política externa, incluindo a projeção do poder naval dos EUA em todo o mundo.
Muitos dos críticos disseram que a estátua de Roosevelt simboliza a discriminação racial e a expansão colonial.
O “mayor” da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, disse no domingo que a cidade era a favor da solicitação do museu de remover a estátua porque "descreve os negros e os indígenas como subjugados e racialmente inferiores".
"É ridículo, não faça isso", disse Trump num tweet publicado esta segunda-feira.
Ridiculous, don’t do it! https://t.co/VYez8p9AJh
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 22, 2020
Nas manifestações antirracismo que estão a decorrer, manifestantes nos Estados Unidos e em todo o mundo exigiram que as autoridades derrubem monumentos em homenagem a figuras pró-escravidão e aos arquitetos das colónias da Europa.
"Simplificando, chegou a hora de mudar", disse a presidente do museu, Ellen Futter, ao jornal "The New York Times".
A responsável afirmou que a decisão do museu foi baseada na própria estátua, juntamente com sua "composição hierárquica", e não em Roosevelt. Futter disse que o museu continua a homenagear Roosevelt como "um conservador pioneiro".
A cara de Roosevelt também é uma das quatro- juntamente com George Washington, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln - cujos rostos estão nas esculturas de granito de 60 pés de altura no Memorial Nacional Mount Rushmore, no Dacota do Sul.
Trump criticou os protestos antirracismo, alegando que os manifestantes tomaram atitudes reprováveis.
"A multidão de esquerda enlouquecida está a tentar vandalizar a nossa história, profanar os nossos monumentos - os nossos belos monumentos – derrubar as nossas estátuas e punir, cancelar e perseguir qualquer um que não esteja em conformidade com as exigências que fazem por um controlo absoluto e total. Não estamos de acordo ", disse o Presidente dos EUA num comício na semana passada.