Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

China inclui Portugal em lista de países cujos cidadãos podem solicitar visto

11 ago, 2020 - 08:50 • Lusa

Medida abrange cidadãos de 36 países, na maioria membros da União Europeia, e visa "facilitar intercâmbios" entre a China e estas nações.

A+ / A-

Veja também:


A partir desta terça-feira, cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem solicitar visto para voltarem a entrar no país asiático.

A medida abrange cidadãos de 36 países, na maioria membros da União Europeia, e visa "facilitar intercâmbios" entre a China e estas nações, de acordo com um comunicado difundido no portal oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

"À medida que a prevenção e o controlo da Covid-19 se tornaram frequentes a China decidiu agora que cidadãos estrangeiros dos seguintes países, que possuam autorizações de residência válidas podem solicitar vistos gratuitos em qualquer embaixada ou consulado chinês nesses países", indicou.

A mesma nota lembrou que, após o regresso à China, os residentes estrangeiros terão de cumprir os regulamentos de prevenção epidémica dos respetivos governos locais, o que por norma inclui um período de quarentena, que varia entre duas e três semanas, em instalações designadas pelas autoridades.

A China suspendeu a entrada no país de cidadãos estrangeiros, incluindo portadores de visto ou de autorização de residência, no final de março passado, como medida de prevenção contra a propagação do novo coronavírus.

O país asiático foi o primeiro a diagnosticar casos de Covid-19, em dezembro passado, na cidade de Wuhan, no centro do país, mas foi também o primeiro a declarar vitória sobre a doença, depois de restritas medidas de prevenção, que levaram ao isolamento de cidades inteiras e ao confinamento de centenas de milhões de pessoas.

A pandemia já provocou mais de 733 mil mortos e infetou mais de 20 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+