Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OMS alerta: Pandemia "está a mudar" e a ser impulsionada por pessoas abaixo dos 40 anos

18 ago, 2020 - 10:11 • Redação com Lusa

O novo coronavírus já fez 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios,

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisa que a pandemia está a mudar e os novos casos de Covid-19 estão a ser impulsionados por pessoas mais jovens - entre os 20 e os 40 anos - que muitas vezes não sabem que estão infetadas.

“As pessoas na faixa dos 20, 30 e 40 anos estão cada vez mais a promover a disseminação. Muitos não sabem que estão infetados e isso aumenta o risco de transmissão para os mais vulneráveis”, disse o diretor-regional da OMS para o Pacífico Ocidental, numa conferência de imprensa transmitida na internet.

Segundo Takeshi Kasai, não se pode falar de um ressurgimento. “Acreditamos que seja um sinal de que entramos numa nova fase de pandemia na Ásia-Pacífico.”

A transferência da maioria dos casos para uma franja jovem da população põe em risco os grupos mais vulneráveis, onde se incluem os idosos e os doentes em áreas de grande densidade populacional.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Após a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+