Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Malmö

Distúrbios na Suécia após militantes de extrema-direita queimarem Corão

29 ago, 2020 - 18:13 • Lusa

Polícia envolveu-se em confrontos com grupo de cerca de 300 manifestantes em Malmö, terceira maior cidade da Suécia. Grupo protestava contra ações de militantes do partido de extrema-direita Stram Kurs no dia anterior.

A+ / A-

A madrugada deste sábado foi marcada por distúrbios em Malmö, na Suécia, envolvendo cerca de 300 pessoas em protesto contra a extrema-direita, após militantes do partido extremista Stram Kurs (Linha Dura) terem queimado um exemplar do Corão. Polícia e manifestantes acabaram por envolver-se em confrontos.

A polícia da cidade, a terceira maior da Suécia, no sul do país, anunciou hoje que 10 a 20 pessoas foram detidas nesse protesto e que vários polícias sofreram ferimentos ligeiros. Os detidos já “foram todos libertados”, adiantou o porta-voz da polícia local, Patric Fors.

Os primeiros incidentes ocorreram ao princípio da noite de sexta-feira e agravaram-se por volta das 21h00 locais (20h00 em Lisboa).

Os manifestantes lançaram objetos contra a polícia e incendiaram lixo, em resposta ao facto de “um Corão ter sido queimado na área, horas antes”, explicou Rickard Lundqvist, porta-voz da polícia, citado hoje pelo jornal sueco "Expressen".

Um vídeo publicado pela imprensa sueca mostra várias pessoas a pontapear um Corão, mas não é claro se se trata das mesmas pessoas ou do mesmo exemplar.

Seis dos participantes foram detidos por suspeita de “incitamento ao ódio”, segundo a polícia.

Estes incidentes ocorrem um dia depois de o líder do Stram Kurs, Rasmus Paludan, ter sido expulso da Suécia e declarado ‘persona non grata’, o que lhe proíbe a entrada no país durante dois anos.

Rasmus Paludan pretendia chegar à cidade para uma manifestação anti-muçulmanos, mas a sua entrada na Suécia foi recusada por “motivos de segurança”, ordem que não cumpriu, tendo sido detido em Lernacken, perto de Malmö.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Silva
    30 ago, 2020 Lisboa 11:46
    Protestos inevitáveis tendo em conta que o cidadão sueco Rasmus Paludan foi expulso do seu país, apesar da Suécia ter reconhecido que abrigava 150 terroristas do Estado Islâmico enquanto negava conceder asilo a refugiados cristãos como a iraniana Aideen Strandsson e a outros de nacionalidade iraquiana.

Destaques V+