24 nov, 2020 - 13:53 • Redação
Veja também:
O plano do Governo de Espanha para o Natal e Ano Novo prevê a limitação das reuniões familiares e um recolher obrigatório noturno, entre outras medidas para tentar travar a pandemia de Covid-19.
A proposta avançada esta terça-feira pelo jornal “El Mundo” comtempla a proibição de ajuntamentos com mais de seis pessoas e u recolher obrigatório até à 01h00 da manhã, dos dias 24 e 31 de dezembro.
“Nas reuniões familiares, recomenda-se limitar a participação a membros que pertençam ao mesmo grupo de convivência. No caso de haver um membro externo que não seja convivente regular, as reuniões serão de até no máximo seis pessoas e deverão ser garantidas medidas de prevenção, sejam familiares ou não”, afirma o documento.
As medidas em causa são uso de máscara durante o maior tempo possível, lavagem frequente das mãos, manutenção da distância física, maximizar a ventilação da habitação e atividades ao ar livre, minimizar o número de contactos e ficar em casa se tiver sintomas, diagnóstico ou contacto com um doente Covid-19.
A diretora-geral da Saúde explica que a epidemia c(...)
Os restantes contactos sociais, como festas de trabalho ou reuniões de alunos, deverão ser evitados para travar a epidemia, mas se acontecerem serão limitados a seis pessoas e de preferência ao ar livre.
O Governo espanhol também pretende limitar ao máximo as deslocações dentro e para fora do país, mas não impõe confinamentos territoriais, decisão que na prática ficará nas mãos das autoridades locais, adianta o “El Mundo”.
O executivo de Pedro Sanchez defende que a regra dever ser apenas realizar as viagens “estritamente necessárias” durante a época das festas de Natal.
Quanto ao regresso dos estudantes universitários a casa para as férias, o esboço do plano recomenda a limitação dos contactos sociais nos dias anteriores ao retorno e a tomada de medidas preventivas quando chegarem ao destino.