Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus

Reino Unido regista 608 mortes, mas infeções continuam em queda

24 nov, 2020 - 19:48 • Lusa

Os britânicos souberam esta terça-feira que podem reunir-se no Natal, mas com regras.

A+ / A-

Veja também:


O Reino Unido registou mais 608 mortes atribuídas a Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde 12 de maio, e 11.299 novos casos de contágio, o número mais baixo em mais de sete semanas, segundo o Ministério da Saúde.

O número de mortes de terça-feira é quase o triplo dos 206 óbitos notificados na segunda-feira, mas os valores no início da semana são normalmente inflacionados devido ao atraso no processamento de dados durante o fim de semana.

As autoridades e especialistas têm advertido frequentemente para o risco de fazer análises com base nas flutuações diárias, que podem ser resultado de outros fatores, incluindo administrativos.

Uma medida favorecida pelas autoridades é analisar os últimos sete dias, período durante o qual foram notificadas 3.094 mortes, resultando numa média diária de 442 mortes, mais 4% do que nos sete dias anteriores.

Já a queda do número de novos casos é consistente com a tendência dos últimos sete dias, durante os quais foram registadas 128.062 infeções, o que equivale a uma média diária de 18.295 casos, menos 28% do que nos sete dias anteriores.

Desde o início da pandemia Covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 55.838 mortes de Covid-19, número que sobe para 66.713 quando são somados todos os casos cujas certidões de óbito fazem referência ao novo coronavírus como fator contributivo.

Reuniões familiares no Natal, mas com regras

As reuniões familiares vão ser permitidas por alguns dias durante o Natal no Reino Unido, uma trégua nas restrições impostas para lidar com a pandemia de Covid-19, anunciou o Governo britânico.

Entre 23 e 27 de dezembro, é permitida a reunião de três agregados familiares diferentes por um máximo de cinco dias num único sítio e as famílias podem deslocar-se por todo o Reino Unido, indicou o Governo, depois de uma reunião entre os líderes das quatro nações que constituem o país (Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra).

As restrições variam, mas, em grande parte do território, dois agregados familiares diferentes estão proibidos de se reunir em ambientes fechados e, em toda a Inglaterra, qualquer reunião é limitada a seis pessoas.

“Estas bolhas serão uma oportunidade para as pessoas encontrarem amigos íntimos e familiares de uma forma muito restrita para garantir que aqueles que amamos possam estar ao nosso lado neste momento especial, mas apenas por um período limitado”, afirmou o ministro Michael Gove, responsável pela coordenação da ação governamental.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+