02 dez, 2020 - 17:16 • Olímpia Mairos
Veja também:
O governo regional da Galiza, em Espanha, vai decretar confinamento e limitar a mobilidade de e para Portugal, de sexta-feira à meia noite até 9 de dezembro.
O anúncio foi feito pelo presidente Alberto Nuñez Feijóo, em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira. A região vai estar em confinamento entre as 12h01 de sexta-feira, 4 de dezembro, e a mesma hora de quarta-feira, dia 9.
A medida, segundo o jornal Faro de Vigo, visa “evitar ao máximo deslocações entre os dois países durante o fim de semana prolongado, para conter a propagação da Covid-19”.
As restrições com Portugal não afetam os trabalhadores transfronteiriços que continuarão a poder circular mediante a apresentação da declaração comprovativa da entidade empregadora.
Quanto à mobilidade interna na Galiza, os critérios vão manter-se: nas zonas com restrições máximas haverá um perímetro onde não será possível entrar ou sair sem motivos justificados; nas demais áreas, haverá liberdade de movimento.
Portugal contabiliza pelo menos 4.645 mortos associados à Covid-19, em 303.846 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 8 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.
Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 05h00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo, e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira.