Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espaço

Cápsula de sonda japonesa com amostras de asteróide aterra na Austrália

06 dez, 2020 - 09:01 • Lusa

Em 2014, sonda Hayabusa 2 partiu em direção ao asteróide Ryugu, a 300 milhões de quilómetros da Terra.

A+ / A-

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) confirmou que a cápsula de uma sonda japonesa, que iniciou a sua missão há seis anos para recolher amostras de um remoto asteroide, já aterrou no sul da Austrália.

Através do Twitter, a equipa da Jaxa, responsável pelo projeto, revelou que encontraram a cápsula com o paraquedas.

A cápsula desprendeu-se da sonda Hayabusa 2 há 12 horas e após entrar na atmosfera aterrou na Austrália. Pelas 5h07 de domingo. na Austrália, emitiu uma sinalização proveniente da área onde se encontrava, e foi recolhida por helicóptero.

No interior da cápsula encontra-se amostras do asteroide Ryugu, recolhidas em 2019 com o objetivo de investigar a origem do sistema solar. Por sua vez, a sonda Hayabusa 2 prosseguiu a sua trajetória em direção a um outro asteróide, com a designação 1998KY26.

Em 2014, sonda Hayabusa 2 partiu em direção ao asteróide Ryugu - a 300 milhões de quilómetros da Terra - para recolher amostras que permitissem o estudo da origem e evolução do sistema solar visto que a formação dos asteróides remonta ao início dos sistemas solares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+