Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19. Itália soma 13.270 novos casos e mais 528 mortes

07 dez, 2020 - 20:53 • Lusa

Desde 21 de fevereiro, quando se verificaram os primeiros casos da pandemia em Itália, já foram contabilizados 1.728.878 infeções e 60.606 mortes neste país.

A+ / A-

Veja também:


A Itália registou 13.720 casos de covid-19 e 528 mortes, nas últimas 24 horas, em consequência da pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Tal como sucedeu no nos últimos dois dias, Veneto (norte da Itália) é a região com mais casos em 24 horas (2.550), enquanto as restantes zonas de Itália apresentam números abaixo das 2.000 novas infeções por dia.

No segundo lugar, surge a região Emilia-Romagna (1.891), seguida pela Lombardia (1.562) e Lazio (1.372).

O Governo italiano repartiu as regiões por cores (amarelo, laranja e vermelho) dependendo do nível de casos de infeção e tem aplicado um conjunto de medidas de restrições, de acordo com o risco.

Por enquanto, a única região que permanece vermelha é Abruzzo (centro), enquanto o resto do país mudou para laranja ou amarelo.

O presidente da região de Abruzzo, Marco Marsilio, do partido ultraconservador Irmãos de Itália, assinou uma portaria para que a região se transforme em laranja a partir de terça-feira, decisão tomada unilateralmente, já que esta gestão é da estrita competência do Ministério da Saúde.

O Governo italiano já avisou às autoridades de Abruzzo que a região deve esperar até quarta-feira para verificar se muda de cor, segundo normas ministeriais, acrescentando que responsabilizará o presidente regional por eventuais aumentos no número de infeções.

Perante pressões de comerciantes e empresários locais, Marsilio tem tomado a iniciativa de relaxar medidas de restrição, com o argumento de não querer penalizar a economia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.535.987 mortos resultantes de mais de 67 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+