10 dez, 2020 - 10:28 • Cristina Nascimento com agências
O ainda Presidente Donald Trump solicitou na quarta-feira ao Supremo Tribunal que invalide milhões de votos a favor de Joe Biden registados em quatro estados considerados chave: Geórgia, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
Trump apresentou uma moção para sustentar o caso apresentado na terça-feira por autoridades texanas e apoiado na quarta-feira pelos líderes de 17 outros estados controlados por conservadores.
"Vamos intervir no caso do Texas (e de muitos outros estados). Este é o caso mais importante. O nosso país precisa de uma vitória", escreveu Trump, num tweet, algumas horas antes de apresentar o documento.
Donald Trump, que se recusa a admitir a derrota nas eleições de 3 de novembro, fez o pedido em seu nome, mas com a ajuda de um novo advogado: John C. Eastman, conhecido por, recentemente, ter questionado a legitimidade de Kamala Harris concorrer ao cargo de vice-presidente, uma vez que os seus pais são imigrantes.
Os quatro estados-chave envolvidos no processo, juntos, representam 62 votos do colégio eleitoral, pelo que os republicanos estão confiantes de que o Supremo Tribunal aceitará o caso e inverterá o resultado das eleições.