19 dez, 2020 - 01:09 • Redação
A autoridade norte-americana do medicamento (FDA, em inglês) anunciou esta sexta-geira a que autoriza a utilização da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Moderna.
De acordo com o jornal britânico 'The Guardian', a decisão foi conhecida esta sexta-feira, após o parecer favorável de um painel de especialistas independentes.
Com esta decisão, a vacina da Moderna vê a sua primeira autorização regulatória e está pronta para distribuir cerca de seis milhões de doses já este fim de semana.
A luz verde da FDA baseia-se nos resultados de um estudo final com 30.000 voluntários que concluiu que a eficácia do imunizante ronda os 95% e atesta a sua segurança.
“Com a disponibilidade de duas vacinas agora para a prevenção da Covid-19, a FDA deu mais um passo crucial na luta contra esta pandemia global que está causando um grande número de hospitalizações e mortes nos Estados Unidos a cada dia”, referiu em comunicado o chefe da FDA, Stephen Hahn.
A Moderna tem acordos com o governo dos Estados Unidos para fornecer 20 milhões de doses este ano e um total de 200 milhões de doses até o final de junho de 2021.