Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Antártida deixa de ser o único continente sem casos após detetado surto

22 dez, 2020 - 00:28 • Lusa

Em comunicado, o exército chileno confirma surto na base Bernardo O'Higgins Riquelme. 26 soldados e 10 civis testaram positivo para o novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


A Antártida deixou de ser o único continente sem casos ativos de Covid-19.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o exército do Chile confirmou que "testaram positivo para o novo coronavírus 36 homens, 26 dos quais soldados e dez civis de uma empresa de serviços que realizava trabalhos de manutenção programada" na base Bernardo O'Higgins Riquelme, na Antártida.

O contágio terá acontecido após a recente visita àquela base do navio na Marinha chilena 'Sargento Aldea', que realizou manobras de apoio logístico entre 27 de novembro e 10 de dezembro, noticia a agência AFP.

Depois de completar a sua missão e chegar ao porto de Talcahuano, no sul do Chile, em 16 de dezembro, foram detetados naquele navio três casos positivos de covid-19 num total de 208 tripulantes.

Até então, a Antártida era uma das poucas regiões do mundo onde nenhum caso do novo coronavírus tinha sido registado, após as restrições adotadas e o cancelamento de viagens turísticas.

Todo o pessoal não essencial foi retirado desde o início da pandemia e foi ainda proibido todo o contacto entre o pessoal das cerca de quarenta bases militares e científicas internacionais ali instaladas.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (317.597) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 17,8 milhões).

Seguem-se, em número de mortos, o Brasil (186.764 mortos, mais de 7,2 milhões de casos), a Índia (145.810 mortos, mais de 10 milhões de infetados), o México (118.202 mortos, mais de 1,3 milhões infetados) e a Itália (69.214 mortos, mais de 1,9 milhões de casos).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+