05 jan, 2021 - 18:41 • André Rodrigues com Reuters
Veja também:
A Alemanha vai prolongar o confinamento total até ao final deste mês e vai adotar medidas ainda mais restritivas para tentar suster o aumento continuado de novas infeções por Covid-19, anunciou esta terça-feira a chanceler Angela Merkel.
"Pedimos a todos os cidadãos que restrinjam os seus contactos ao mínimo absoluto", afirmou Merkel após uma reunião com os líderes dos 16 estados federais da Alemanha.
Pela primeira vez, novas regras restringem as viagens não essenciais para residentes de áreas afetadas em todo o território alemão, bem como todos os movimentos num raio de 15 quilómetros nas cidades e nos distritos com mais de 200 casos de Covid-19 por 100 mil residentes nos últimos sete dias.
Por outro lado, os encontros em locais públicos ficam limitados a apenas duas pessoas, numa medida semelhante à regra atualmente em vigor, que autoriza reuniões públicas a cinco pessoas de dois agregados familiares distintos.
Também os estabelecimentos comerciais e os espaços de restauração vão permanecer encerrados até ao final de janeiro e, nas escolas, o ensino será à distância, pelo menos até ao final deste mês.
"Acreditamos que essas medidas são justificadas, ainda que sejam difíceis", reconheceu Merkel.
À semelhança do que ocorre noutros países europeus, a Alemanha procura evitar uma segunda vaga do novo coronavírus.
Nos hospitais, o quadro epidemiológico é encarado com profunda preocupação, na sequência das novas variantes que têm sido descobertas.
Angela Merkel sublinha, por isso, a necessidade de ser “ainda mais cauteloso” nos comportamentos.
O confinamento total que agora entra em vigor na Alemanha será reavaliado no próximo dia 25, numa reunião entre Angela Merkel e os 16 líderes estaduais do país.
Nas últimas 24 horas, o Instituto Robert Koch registou 11.897 novos casos de infeção e mais 944 vítimas mortais diretamente associadas à infeção por SARS-CoV-2.
Desde o início da pandemia, registaram-se cerca de 1,8 milhões de infetados e 35.518 vítimas mortais na Alemanha.