06 jan, 2021 - 12:53 • Redação
A Catalunha registou na última noite 34,1 graus negativos, a temperatura mais baixa que há registo na Península Ibérica, avança o jornal “La Vanguardia”.
A temperatura polar foi medida por uma estação meteorológica instalada na zona montanhosa de Clot del Tuc de la Llança, pelas 05h19 da madrugada desta quarta-feira.
Os 34,1 graus negativos superam os menos 32 verificados em 1956, em Estany Gento, na mesma região.
A temperatura foi medida pela plataforma “Projecte 4 Estacions”, um grupo de apaixonados da meteorologia que divulgada dados e informações nas redes sociais e no site Meteo Valls d’Àneu.
A informação foi partilhada por entidades oficiais, como a delegação de Aragão da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).
Na sua conta no Twitter, a delegação aragonesa afirma que “nas estações de alta montanha dos Pirenéus, a estação montanhosa de Clot del Tuc de la Llança atinge -34ºC”.
A delegação aragonesa partilha as informações fornecidas a pela Noromet, a Associação Meteorológica da Península do Noroeste, que também se refere ao site Meteo Valls d'Àneu.
Em Portugal, a temperatura mais baixa de que há registo são 16 graus negativos na Penha da Saúde, na Covilhã, em 16 de janeiro de 1945 e 5 de fevereiro de 1954.
Até sexta-feira, o arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental vão ser afetados por vento forte, chuva e agitação marítima associados à passagem da depressão Filomena.