Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Giuseppe Conte

Primeiro-ministro italiano apresenta demissão

26 jan, 2021 - 12:45 • Lusa

Presidente da República, Sergio Mattarella, aceitou a demissão e inicia uma ronda de consultas na quarta-feira à tarde, para resolver a crise política.

A+ / A-

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, apresentou, esta terça-feira, a demissão ao Presidente da República, Sergio Mattarella, que decidiu aceitá-la e iniciar consultas com os partidos para resolver a crise política, informou o chefe de Estado.

Mattarella iniciará uma ronda de consultas na quarta-feira à tarde, e continuará na quinta-feira, para analisar as diferentes soluções para a crise governativa a que se chegou após o abandono da coligação governamental por parte do partido Itália Viva, do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi.

Conte foi forçado a renunciar ao cargo quando deixou de contar com o apoio necessário no Parlamento para algumas nomeações para o seu executivo, incluindo a do ministro da Justiça, Alfonso Bonafede, marcada para esta semana.

O abandono da coligação por parte do Itália Viva levou à demissão das duas ministras desta formação governamental e deixou o primeiro-ministro sem a maioria no Senado.

Terceira economia da zona euro e o primeiro país europeu a ser atingido duramente pela pandemia de Covid-19, Itália enfrenta a sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Uma crise governamental poderá ainda dificultar a aprovação de um novo plano de ajudas públicas de vários milhares de milhões de euros para apoiar os setores mais afetados pelos confinamentos para travar a progressão do novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    26 jan, 2021 Funchal 18:19
    Sempre admirei a cultura italiana. São bons em tudo, menos na política. Não apareceu ainda um grande líder...talvez não seja fácil na Itália fazer frente a muitos interesses. Força Itália, o sul da Europa precisa de vós.

Destaques V+