29 jan, 2021 - 08:08 • Marta Grosso
Há uma nova vacina com bons resultados no combate ao novo coronavírus. É da Novavax e demonstrou ser 89,3% eficaz em ensaios de larga escala no Reino Unido. É a primeira vacina a revelar-se eficaz contra a variante britânica do vírus.
A notícia é avançada pela BBC, cujo editor de saúde, Fergus Walsh, entrevistou o CEO da Novavax, Stan Erck.
O primeiro-ministro britânico já reagiu, considerando que são “boas notícias” e adiantando que o regulador de medicamentos do Reino Unido – a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) – irá agora avaliar a vacina.
Para já, estão garantidas 60 milhões de doses para o país, que devem ser entregues no segundo semestre do ano, se aprovadas para uso pela MHRA, referiu ainda Boris Johnson.
“Esta é uma notícia positiva e, se aprovada pelo regulador, a vacina Novavax será um impulso significativo para nosso programa de vacinação e outra arma em nosso arsenal para vencer este vírus terrível”, afirmou, por seu lado, o secretário de Saúde, Matt Hancock.
“Estou orgulhoso que o Reino Unido esteja na vanguarda de outra descoberta médica e quero agradecer aos brilhantes cientistas e investigadores, bem como às dezenas de milhares de voluntários altruístas que participaram nos testes clínicos”, adiantou.
O presidente executivo da Novavax, Stan Erck, prevê que a aprovação da vacina possa ocorrer em março ou abril, na mesma altura em que estará já pronta e em funcionamento a fábrica de Stockton-on-Tees.
Até agora, o Reino Unido aprovou três vacinas contra a Covid-19 para uso de emergência: uma da Oxford/AstraZeneca, outra da Pfizer/BioNTech e uma terceira da Moderna.
O Novavax demonstrou ser 89,3% eficaz na prevenção de Covid-19 em participantes de seu ensaio clínico de Fase 3 no Reino Unido, que envolveu mais de 15.000 pessoas com idades entre 18-84, das quais 27% tinham mais de 65 anos, segundo a Novavax.
Na parte sul-africana do ensaio, onde a maioria dos casos era da variante sul-africana do vírus, a vacina foi 60% eficaz entre os voluntários sem HIV.
Nas palavras do CEO Stan Erck, os resultados do teste no Reino Unido foram "espetaculares" e "tão bons quanto poderíamos ter esperado", enquanto a eficácia na África do Sul foi "acima das expectativas das pessoas".
Também Paul Heath, investigador-chefe do estudo britânico Novavax, considera as descobertas “extremamente empolgantes” e “mostram que esta é uma vacina Covid-19 altamente eficaz e segura”.
Peter Openshaw, professor de medicina experimental no Imperial College London, segue a mesma linha e afirma que os resultados que a vacina deu, com altos níveis de proteção na parte do estudo feita no Reino Unido foram "excelentes".
Ressalva, contudo, que o nível mais baixo de proteção observado na África do Sul representa “uma preocupação”.