10 fev, 2021 - 11:30 • Agência Reuters
Veja também:
Quando se trata de proteger contra as variantes do novo coronavírus, duas máscaras podem ser melhores do que uma. Mas há quem defenda, acima de tudo, a utilização correta e adequada das mesmas.
O método tem ganhado popularidade nos Estados Unidos. O maior especialista em doenças infeciosas do país, Anthony Fauci, recomenda mesmo que todos os norte-americanos usem duas máscaras sobrepostas, em vez de apenas uma.
Mas médicos e profissionais de saúde pública dizem que qualquer proteção é melhor do que nenhuma.
"O tipo certo de máscara é aquela que é usada consistentemente sobre o nariz e a boca sempre que se está num espaço público", afirma o médico Matt Binnicker, presidente da Sociedade Pan-Americana de Virologia Clínica, à agência Reuters.
"Neste momento, devemos concentrar-nos mais em alcançar esse objetivo do que em preocupar-nos com a dupla máscara".
Se optar por colocar duas máscaras, aqui estão algumas dicas a considerar.
O importante é “continuar a encorajar todas as pes(...)
O tipo e número de máscaras de que necessita dependerá do local para onde vai, segundo Josh Schiffer, médico e professor no Centro de Investigação do Cancro Fred Hutchinson, nos EUA.
"É mais importante usar a máscara de forma eficaz e consistente em ambientes de maior risco".
Schiffer recomenda o uso de uma máscara de pano ao passear o cão, por exemplo, e a mudança para uma máscara FFP2 ou dupla quando se vai para o escritório, mercearia ou outros locais de maior risco, como hospitais ou centros de saúde.
Covid-19
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para (...)
"Se devidamente usadas, todas as máscaras são eficazes", diz Lawrence Gostin, diretor do Instituto O'Neill de Direito Sanitário Nacional e Global da Universidade de Georgetown, nos EUA. Mas o material e o tamanho da máscara podem fazer diferença.
"A máscara dupla é vaga, porque não sabemos qual o tipo de material de que são feitas ou os tamanhos delas", disse Gostin, observando que as máscaras cirúrgicas e as FFP2 têm melhor desempenho.
Os peritos concordam que uma máscara facial eficaz deve ter várias camadas. "Nesta altura, recomenda-se o uso de uma máscara facial com duas a três camadas", diz Raed Dweik, médico e presidente do Instituto Respiratório da Clínica Cleveland. "Se a sua máscara já tem várias camadas, não é necessário duplicar a máscara".
Covid-19
Também recomendam aumentar o distanciamento social(...)
Com máscaras duplas, Charles Holmes, médico e diretor do Centro para Inovação em Saúde Global da Universidade de Georgetown, recomenda o uso da máscara mais eficaz por dentro, na parte interior. Por exemplo, deve-se usar uma máscara cirúrgica sobre uma máscara FFP2 ou uma máscara de pano sobre uma máscara cirúrgica.
No entanto, o maior conselho de Holmes é simplesmente cobrir o rosto, independentemente da forma que escolher fazê-lo.
"A melhor máscara é uma máscara que se usa de forma consistente e adequada", conclui o médico norte-americano.