Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19

Primeira equipa médica do Luxemburgo chega a Portugal este domingo

14 fev, 2021 - 11:58 • Redação

A segunda equipa luxemburguesa, composta também por um médico e um enfermeiro, chega no próximo sábado.

A+ / A-

Veja também:


A primeira equipa do Luxemburgo que vem dar apoio no combate à pandemia de Covid-19 chega a Portugal este domingo. Um médico e um enfermeiro, especializados em Cuidados Intensivos, vão prestar apoio no Hospital do Espírito Santo de Évora.

A segunda equipa luxemburguesa, composta também por um médico e um enfermeiro, chega no próximo sábado.

Durante a semana, está prevista ainda a chegada de um médico e três enfermeiros franceses, que vão trabalhar no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

O Ministério da Saúde anunciou, na quinta-feira, que aceitou a oferta de ajuda da França e do Luxemburgo para apoio ao tratamento dos doentes com Covid-19.

Em comunicado, o gabinete de Marta Temido disse que “esta ajuda constitui um apoio importante a dois hospitais que têm vindo ainda a sentir uma elevada pressão ao nível dos Cuidados Intensivos”.

A equipa clínica alemã, formada por 26 profissionais de saúde, que chegou a Portugal no início de fevereiro para ajudar a combater a pandemia, vai permanecer no país por mais seis semanas, anunciou a ministra da Defesa germânica, na sexta-feira.

A governante alemã Annegret Kramp-Karrenbauer utilizou a sua conta na rede social Twitter para revelar que a decisão foi tomada em concordância com os ministros portugueses da Defesa, João Gomes Cravinho, e da Saúde, Marta Temido.

“Iremos apoiar Portugal por mais seis semanas. Permanecemos juntos na Europa”, escreveu a ministra, sublinhando que a ajuda que está a ser prestada pelos profissionais de saúde germânicos “é muito apreciada” em Portugal, que enfrenta um período crítico na luta contra a pandemia de Covid-19.

A missão alemã, formada por 26 profissionais de saúde (entre os quais seis médicos), que chegou a 3 de fevereiro a Portugal está a trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa, e trouxe 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.

Inicialmente, foi comunicado que os profissionais de saúde alemães iriam permanecer no país "durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março”, caso fosse necessário”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.384.059 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+