19 mar, 2021 - 19:27 • Hélio Carvalho , com agências
O Presidente Joe Biden apanhou um pequeno susto esta sexta-feira, depois de tropeçar três vezes a subir as escadas do Air Force One, o avião presidencial americano. Segundo uma porta-voz da Casa Branca, Biden está "100% bem", mas não revelou se o Presidente foi visto por um médico.
Nas imagens, Biden é visto a tropeçar no início das escadas e depois mais dois vezes a meio. O Presidente pôs-se rapidamente a pé, no entanto, virando-se para trás para fazer uma saudação aos militares, antes de entrar no avião.
US president Joe Biden stumbles on the steps to his Air Force One plane, but appears unhurt and carries on unaided.
— Sky News (@SkyNews) March 19, 2021
Watch more videos from Sky News: https://t.co/bcUgGa0LQ9 pic.twitter.com/r009bAZwZ9
Segundo a porta-voz Karine Jean-Pierre, um dos motivos para a queda poderá ter sido o vento intenso. "Como sabem, estava muito vento lá fora. Eu própria quase caí ao subir os degraus", disse.
Karine Jean-Pierre garantiu ainda que "ele [Joe Biden] está muito bem. Tudo o que posso dizer é que ele está muito bem". Quando questionada sobre se o Presidente dos Estados Unidos foi visto por um médico, a porta-voz repetiu a resposta.
O avião tem como destino Atlanta, na Geórgia, onde Biden vai encontrar-se com líderes da comunidade asiática depois do massacre que fez oito vítimas mortais (seis delas de descendência asiática).
Joe Biden terá sido certamente lembrado de quando partiu o pé, em novembro, depois de brincar com um dos seus cães, Major Biden. Na altura, pouco depois de vencer as eleições presidenciais, Biden teve de usar uma bota ortopédica.
A Casa Branca não confirmou se Joe Biden ficou magoado no pé que partiu há menos de meio ano.
Biden, de 78 anos, é conhecido por ser um homem muito ativo e saudável para a sua idade. Quando o seu historial médico foi relevado durante a campanha presidencial de 2020, o doutor Kevin O'Connor, diretor do centro médico George Washington, disse que o então candidato é "um homem saudável e vigoroso" e que "estava apto a desempenhar as funções de Presidente".