Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19. Nova variante detetada na Índia

24 mar, 2021 - 09:30 • Reuters e Lusa

É uma “variante dupla mutante”, não detetada em número suficiente para “explicar o rápido aumento de casos em alguns estados”, diz o Ministério indiano da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


A Índia detetou uma nova variante do novo coronavírus. Trata-se de uma “variante dupla mutante”, anunciou o Ministério indiano da Saúde nesta quarta-feira, numa altura em que o Governo luta contra um número crescente de novos casos de Covid-19.

Maharashtra é dos estados mais afetados, mas o ministério diz que ser claro se a nova variante está na origem do surto.

O sequenciamento do genoma e a análise de amostras do estado de Maharashtra encontraram mutações no vírus que não correspondem às "variantes de preocupação" previamente catalogadas (VOC), refere o ministério em comunicado citado pela agência Reuters nesta quarta-feira.

“Embora variantes preocupantes e uma nova variante dupla mutante tenham sido encontradas na Índia, elas não foram detetadas em números suficientes para estabelecer uma relação direta ou explicar o rápido aumento de casos em alguns estados”, afirma o comunicado.

Nas últimas 24 horas, a Índia contabilizou 275 mortes com Covid-19 – o maior número diário de vítimas mortais este ano – e 47.262 novos casos, o pior registo desde novembro, anunciaram as autoridades nesta quarta-feira.

Seis estados foram responsáveis por 83.27% dos óbitos, com Maharashtra a registar 132 mortes (48% do total), indicou o Ministério da Saúde indiano.

O estado de Maharashtra, cuja capital é Bombaím, tem sido responsável por mais de metade dos casos de Covid-19 no país nas últimas semanas. Só entre estas terça e quarta-feira, Maharashtra diagnosticou mais de 28 mil casos.

O aumento dos casos tem-se verificado sobretudo em seis estados: além de Maharashtra, centro da nova vaga da doença, Punjab, Karnataka, Kerala, Chhattisgarh e Gujarat. Juntos, representam 82% das infeções nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

Este é o quinto dia consecutivo em que o país ultrapassa as 40 mil infeções diárias, apesar de estes valores estarem ainda longe do pico, em meados de setembro de 2020, quando foram diagnosticados 97.894 casos num só dia.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 11,7 milhões de casos de Covid-19 (11.734.058), sendo o terceiro país do mundo com mais infeções, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+